Redefinir Senha

Pesquisa Avançada
Resultados de Pesquisa

Locais a visitar no Gerês – Serra do Gerês

Publicado em 1 Abril, 2018 por topgeres

O Parque Nacional da Peneda Gerês, compreende uma vasta área com cerca de 60 000 ha. Nesta vasta área vai poder encontrar inúmeros lugares de grande beleza paisagística. Mas o Parque Nacional da peneda Gerês também o vai surpreender através do seu património arquitectónico e património cultural. Todos estes aspectos marcam o roteiro do visitante que pretende levar algo mais que belas imagens, mas também uma experiência que deriva do contacto com as singularidades da cultura local destas serranias. .

. Locais a visitar na Serra do Gerês

1 – Santuário de Senhora da Abadia

Considerado por muitos o mais antigo santuário mariano, que teria sido construído entre os séculos VII e VIII. Apesar do primitivo santuário, recolhimento religioso chamado Mosteiro das Montanhas, que existia naqueles arredores por volta do ano 883, não existir qualquer vestígio. A fama, segunda a lenda, ressurge quando a imagem Virgem Maria que lá estava e desaparecida há muito, escondida pelos ermitas na altura da invasão árabe, teria sido encontrada num penedo por Frei Lourenço e seu companheiro Paio Amado após o aparecimento de uma luz misteriosa a indicar a sua localização.Após esta descoberta, foi fundado o Mosteiro de Santa Maria do Bouro, onde habitavam os monges que zelavam e tornaram ainda mais grandioso o Santuário. Sinta-se peregrino e percorra o antigo trilho que liga este Santuário ao de São Bento.

2 – Portela de Leonte

Em Pleno Coração da Serra do Gerês e do Parque Nacional da Peneda Gerês, encontramos este local idílico parecendo retirado de um postal, no entanto bem real e perfeitamente acessível ao visitante. Ponte de partida para alguns trilhos bem conhecidos na serra e a meio caminho entre a Vila das Caldas do Gerês e a Fronteira com Espanha este local marca a entrada na Mata Nacional.

3 – Mata Nacional ( Albergaria, São Miguel e Palheiros )

Este é um dos exlibris do Parque Nacional da Peneda Gerês. A fauna característica em que pontificam espécies únicas de Carvalhos, Teixos, Vidoeiros, Sequoias dão um ambiente mágico ao local. Aqui poderá percorrer um trilho chamado das ” 7 Pontes ” acompanhado pelas cascatas, lagoas do Rio Homem e locais encantados.

4 – Geira Romana e Albufeira de Vilarinho das Furnas

História cultura e tradição aliadas a uma beleza rara. Não se trata de um lugar invejável mas de um lugar único no nosso país e no mundo. Se por um lado a visita à aldeia submersa de Vilarinho da Furna nos obriga a percorrer a vivência de um povo desaparecido, seus costumes e tradições, logo ali, do outro lado, recuamos ao tempo das invasões Romanas que desenharam este caminho a que chamaram de Geira ou Via Nova XVIII.  Sinta-se historiador e queira saber mais deste lugar.

5 – Aldeia de Brufe

Brufe, é uma pequena aldeia do Concelho de Terras de Bouro que apesar de se encontrar numa encosta da Serra Amarela. São apenas pequenas casas de granito construídas que nos transportam numa viagem no tempo, tanto pela sua genuinidade como pelas pessoas que lá vivem, neste momento apenas seis, todas elas já bastante idosas, tanto como orgulhosas e destemidas em fazer frente ao avançar dos tempos. Com uma vista de cortar a respiração sobre o vale do Homem, proporciona um pôr de sol inesquecível. 

6 – Porta do Parque Nacional da Peneda Gerês – Campo do Gerês – Museu da Geira

Composto por um núcleo museológico e posto de informação turística a visita a este local vai ajuda-lo a compreender a História de Vilarinho da Furna, aldeia submersa pela águas da albufeira visinha e cujas pedras de suas casas foram usadas na construção do edifício. Este museu perpétua a memória da aldeia de Vilarinho da Furna através da mostragem de imagens, textos e artefactos.

7 – Fecha de Barjas 

 

8 – Albufeira da Caniçada

 

9 – Trilho para Carris e Complexo Mineiro de Carris

 

10 – Aldeia de Pitões das Júnias

 

11 –  Miradouro da Pedra Bela

 

12 –  Sete Lagoas


1
13 –  Lagoa de São Miguel – Rio Homem

Ao chegar à fronteira com Espanha o visitante não deixará de reparar neste local. No Verão esta é provavelmente a lagoa mais visitada do Parque Nacional da Peneda Gerês. O local é lindo com uma imensa envolvente natural e as águas transparentes o convite a um mergulho. Aqui não poderá estacionar o seu carro, para isso terá que percorrer 1 Km, onde na fronteira com Espanha encontrará um Parque onde o poderá fazer.

14 – Aldeia de Fafião

Aldeia Comunitária com uma acentuada característica serrana.  Seu casario de pedra granítica erigido, suas gentes orgulhosas e afáveis, suas tradições mantidas vivas pelo núcleo local do Eco-museu do Barroso são um convite a descobrir este local.